Notícia

Fundep - Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa

30 bolsas na Alemanha

Publicado em 01 outubro 2008

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad, na sigla em alemão) e o Centro Alemão Aeroespacial (DLR) lançaram um novo programa de bolsas para doutorandos, pós-doutorandos e cientistas seniores estrangeiros.

O programa DLR-Daad-Research Fellowships disponibiliza bolsas para estadas de curto e longo prazo em um dos 13 institutos do DLR na Alemanha.

O edital oferece cerca de 30 oportunidades. O prazo para inscrições será encerrado no dia 30 de novembro. Algumas vagas são especialmente reservadas para candidatos de países com longa tradição de parceria com o DLR, entre os quais o Brasil.

O DLR dedica-se a trabalhos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas da aeronáutica, pesquisas espaciais, transportes e energia. Como agência espacial da Alemanha, cabe ao DLR o planejamento e a implementação do programa espacial alemão. O Daad é a maior organização de intercâmbio acadêmico e científico do mundo, com orçamento de 280 milhões de euros e 56 mil fomentados (alemães e estrangeiros) anualmente.

Os candidatos brasileiros deverão possuir excelentes conhecimentos de inglês. Levarão vantagem aqueles que também dominam o alemão. Para o doutorado, terão prioridade os candidatos com até 32 anos. Os candidatos a pós-doutorado não devem ter concluído seu doutorado há mais de dois anos.

Para cientistas seniores, os requisitos serão sempre definidos conforme cada vaga. Candidatos da área médica deverão ser formados e ter no mínimo sete anos de estudo e prática.

Mais informações: www.daad.org.br

Fonte: Agência FAPESP