Notícia

Correio de Sergipe

2º Programa Especial em Ética na Pesquisa

Publicado em 12 junho 2008

Agência FAPESP – Estão abertas até 17 de junho as inscrições de trabalhos para o 2º Programa Especial em Ética na Pesquisa, que terá "Experiências relacionadas à ciência, tecnologia e inovação" como tema central.

O evento, promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC) de 14 a 16 de agosto, em Juazeiro do Norte, deverá promover a divulgação de trabalhos em todas as áreas do conhecimento e assim fomentar a pesquisa na UFC.

Segundo a organização, o objetivo é reunir pesquisadores das mais diversas áreas para, por meio de uma abordagem transdisciplinar, congregar discussões sobre a produção e o desenvolvimento do saber, onde a ciência, a tecnologia e a inovação estabelecem o pensar crítico sobre os princípios e procedimentos suscitados pela ética na pesquisa.

Mais informações: www.campuscariri.ufc.br/portal/evento

Correio de Sergipe (Aracaju/SE) – Congressos, seminários e concursos – 12/06/2008 – Pág. A2

Os mecanismos da chamada pública MEC-MDIC-MCT: perguntas e respostas

Agência FAPESP – Luciano de Azevedo Soares Neto, coordenador-geral de Programas Estratégicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ministrará, na quinta-feira (12/6), às 14 horas, em São Carlos, a palestra "Os mecanismos da chamada pública MEC-MDIC-MCT: perguntas e respostas".

Com o tema central "Promover a inovação tecnológica por meio da cooperação entre universidades e empresas", o evento, que ocorrerá no anfiteatro da reitoria da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tem o objetivo de divulgar chamada pública lançada em conjunto pelos ministérios da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Ciência e Tecnologia (MCT).

O edital, que prevê ainda em 2008 a concessão de benefícios fiscais de até R$ 150 milhões, visa a incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de processos e produtos inovadores por meio da parceria entre empresas, universidades e institutos de pesquisa.

São áreas prioritárias para a apresentação de propostas semicondutores e softwares, fármacos e medicamentos, bens de capital, biotecnologia, nanotecnologia, biomassa e energias alternativas.

Destinado a pesquisadores, pós-graduandos, empresários e interessados no tema, o evento é promovido pela Agência de Inovação da UFSCar e pela Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da universidade.

Mais informações: inovacao@ufscar.br ou telefone (16) 3351-9040.