Notícia

A Cidade On (Campinas, SP)

2º Agenda do Agronegócio começa hoje no Centro de Cana

Publicado em 02 maio 2018

Começou hoje, às 9h30, a 2ª edição do Agenda do Agronegócio, seminário de dois dias, realizado no Centro de Cana do Instituto Agronômico e que vai discutir os caminhos da agricultura no país.

A edição 2018 é uma realização em parceria da Secretaria de Estado da Agricultura e a OA Eventos, empresa do grupo EP. Conta ainda com a produção do jornal A Cidade e do portal de notícias ACidade ON.

Nesta quarta-feira, o tema do painel de debates será "Tecnologia: Instrumentos e Sistemas". Os palestrantes convidados são Fabrício Lira Figueiredo, gerente de estratégia de agronegócio inteligente do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD; Mariana Vasconcelos, CEO da Agrosmart - Cultivo Inteligente; José Damico, CEO da Scicrop e, finalmente, Márcio Milan, da Abras (Associação Brasileira de Supermercados).

O debate será mediado pelo professor da Fatec (Faculdade de Tecnologia) e especialista em governança corporativa, Tsen Chung Kang.

Entre os temas que serão discutidos hoje estão georeferenciamento e conectividade, tecnologia de gestão e produção, agirvultura de precisão e rastreabilidade de alimentos.

Importância nacional

Para o diretor de Relações Institucionais do Grupo EP, Paulo Brasileiro, a realização do segundo Agenda do Agronegócio é uma "consequência natural" da importância da região no cenário nacional da agricultura.

"Na edição de 2017, o grande número de participantes, sobretudo pequenos e médios produtores rurais, mostrou que existe um interesse muito grande em questões que envolvem o desenvolvimento de uma agricultura mais limpa, com custos otimizados e, em consequência, produtos de melhor qualidade", afirmou.

Painel 2

Novos sistemas de produção é o tema de amanhã

Na quinta-feira, o tema do Painel 2 do Agenda do Agronegócio serão os novos sistemas de produção. O horário é mesmo de painel que será realizado hoje, das 9h30 às 12h.

Entre os palestrantes convidados para falar estarão Willian Marchió, diretor da Rede de Fomento ILF; Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente da Fapesp (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo) e o ex-secretário de Agricultura, Arnaldo Jardim (veja ao lado). A mediação será feita pelo atual secretário da pasta, Francisco Sérgio Ferreira Jardim.

Legislação

Ex-secretário irá falar sobre financiamentos

Ex-secretário estadual de Agricultura, o deputado federal Arnaldo Jardim (PPS) participará da programação do Agenda, em um painel que discutirá linhas de financiamento para que as inovações cheguem também ao pequeno produtor. 83% das propriedades que produzem em São Paulo são de pequeno porte.

"Além dos exemplos de boas práticas da agricultura do futuro, o que está sendo mais inovador e interessante, você precisa ter linhas de financiamento para que isso chegue a todos, além de uma legislação que estimule e fortaleça essa inovação", destacou.

"O que se percebe com a realização deste evento é que, gradativamente, a região se define como um local de oferta de soluções ligadas ao uso intensivo de tecnologia, algo que se torna indispensável no cenário atual." (Josué Suzuki Diretor de Jornais e Mídias Digitais do Grupo EP)

Programação

Agenda do agronegócio

"Agricultura do Futuro"

Data: 2 e 3 de maio

Na agrishow 2018, centro de cana do instituto agronômico

Rodovia Antonio Duarte Nogueira, km 321, Ribeirão Preto

Painel 1

Tecnologia: Instrumentos

e Sistemas

2/5/2018 9h30

Georeferenciamento e Conectividade

Fabrício Lira Figueiredo (CPqD)

Tecnologia de Gestão e Produção

Mariana Vasconcelos Agrosmart

Agricultura de Precisão

José Damico - Scicrop

Rastreabilidade dos Alimentos:

do Campo à Mesa

Márcio Milan - Sistema Rama

Mediador:

Chung Kang

(Jacto/Fatec)