Notícia

Cultivar

2nd Workshop on the Impact of New Technologies on the Sustainability of the Sugarcane/Bioethanol Production Cycle

Publicado em 05 novembro 2009

O Centro de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) promoverá, nos dias 11 e 12 de novembro, o 2nd Workshop on the Impact of New Technologies on the Sustainability of the Sugarcane/Bioethanol Production Cycle.

O evento, que será realizado em Campinas (SP), servirá para discutir e avaliar o programa de pesquisa do centro na área de sustentabilidade. O trabalho dos cientistas envolvidos nesse programa consiste em mensurar os impactos sobre a sustentabilidade ambiental, econômica e social causados por novas tecnologias na área de etanol de cana-de-açúcar. Tal análise se dá em comparação com o que hoje ocorre em uma usina de açúcar e álcool padrão do setor.

Em maio o CTBE realizou um workshop exploratório para definir quais seriam as principais linhas de pesquisa do seu programa de sustentabilidade.

Em novembro, o centro apresentará sua forma de trabalho em cada uma das cinco frentes de estudo ligadas à sustentabilidade. Tais áreas são: balanço energético e de emissões de gases de efeito estufa, estoque de carbono no solo e emissões de óxido nítrico, mudanças no uso da terra, impactos socioeconômicos e uso de recursos hídricos.

Além de debater a proposta de estudo do CTBE, o workshop contará com palestras proferidas por especialistas (brasileiros e estrangeiros) em cada um destes assuntos.

As inscrições para o workshop do CTBE são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 9 de novembro de 2009, pela internet. O evento será realizado no auditório do Anel de Luz Síncrotron (LNLS), R. Giuseppe Máximo Scolfaro, 10.000, Polo II de Alta Tecnologia, Campinas.

Mais informações: www.bioetanol.org.br/workshop5 ou (19) 3518-3119.

Fonte: Agência FAPESP – http://www.agencia.fapesp.br/