Notícia

Madeira Total

2ª Conferencia Internacional de Bioenergia confirma palestrante da Presidência da República

Publicado em 06 maio 2014

Mais um palestrante foi confirmado para a segunda edição do Brazilian Bioenergy Science and Technology Conference. Fernando Castanheira Neto é gerente de projeto da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Ele participará no dia 16 de maio da discussão "Os desafios para a implementação da Política Nacional de Florestas Plantadas" no Brasil.

Fernando é engenheiro florestal, com mestrado em ciências florestais pela Universidade de Brasília. Ele atua desde 1995 na área de formulação e implementação de políticas florestais em nível federal. Atualmente coordena o projeto de formulação da Política Nacional de Florestas Plantadas no âmbito da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República do Brasil.

A conferência acontece entre os dias 20 e 24 de outubro em Campos do Jordão, interior de São Paulo. Promovido pela Fapesp, reunirá cientistas, estudantes, organizações não governamentais e representantes da indústria e do governo para debater sobre tecnologia, inovação, motores, meio ambiente, sustentabilidade, uso da terra, biomassa, novos combustíveis, entre outros.

Além das palestras plenárias e mesas-redondas, o evento terá sessões paralelas com objetivo de estreitar a relação entre empresas e núcleos de apoio de universidades, informar sobre financiamento à pesquisa e dar espaço à apresentação de resultados obtidos também pela indústria em tecnologias voltadas à genética, enzimas, leveduras, biomassa, plantações, engenharia de etanol e biodiesel, biorrefinarias, entre outros.

Outro destaque da conferência é a realização de um “policy day”, um dia voltado para o debate de políticas públicas necessárias ao desenvolvimento do setor, destacando a bioenergia e as questões relacionadas às seguranças alimentar, ambiental, energética e de desenvolvimento sustentável.

Alunos de pós-graduação concorrerão a um prêmio de inovação tecnológica oferecido pelo BE-Basic Foundation, da Holanda. Os prazos para a submissão de resumos estão abertos até 25 de abril, para apresentação oral, e 20 de julho para pôster.

Fonte: Celulose Online