Fonte
FAPESP | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Data
sexta-feira, 16 julho 2021 06:30
A humanidade passa por emergências importantes, com significativos impactos socioeconômicos, entre elas a perda de biodiversidade e as mudanças climáticas.
Na 2ª Conferência FAPESP 60 anos, especialistas debaterão perspectivas para a construção de uma agenda baseada em ciência, capaz de integrar as duas crises, de buscar estratégias de adaptação e de preservação, e de minimizar seus efeitos para a sociedade.
O evento ocorre no dia 21 de julho de 2021, às 10h00. A abertura será do Dr. Marco Antonio Zago, presidente da FAPESP. O moderador da Conferência será o Dr. Ronaldo Pilli, vice-presidente da Fundação. Não haverá emissão de certificados/declaração de presença para os eventos transmitidos pelo YouTube.
Temas e Palestrantes
10h05 A crise da Biodiversidade
Dr. Carlos Alfredo Joly
Especialista em Conservação da Biodiversidade e professor titular da Unicamp, é membro da Academia Brasileira de Ciências, da Intergovernamental Platform on Biodiversity and Ecosystem Services (IPBES), do Programa FAPESP de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade (BIOTA-FAPESP) e da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES).
10h25 Os avanços na ciência das mudanças climáticas e implicações para políticas de mitigação e adaptação
Dr. Paulo Artaxo Netto
Especialista em física aplicada a questões ambientais, é professor titular da Universidade de São Paulo (USP), membro da Academia Brasileira de Ciências, da World Academy of Science, do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) da ONU e do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG).
10h45 Coordenando as agendas de clima e biodiversidade
Dra. Mercedes Bustamante
Geobotância, professora titular da Universidade de Brasília (UnB), é membro da Academia Brasileira de Ciências e da National Academy of Sciences dos Estados Unidos e coordenou capítulos sobre agricultura, uso da terra e ecossistemas aquáticos e terrestres de relatórios do IPCC.
Acesse a página de Inscrição no evento.
Acompanhe a transmissão pelo canal da Agência FAPESP no YouTube.
Acesse a notícia completa na página da FAPESP.