Notícia

UDOP - União dos Produtores de Bioenergia

28º Encontro Sobre Temas de Genética e Melhoramento  

Publicado em 04 outubro 2011

- Bioinformática é um termo utilizado para descrever o uso de métodos computacionais, matemáticos e estatísticos na organização e análise de dados biológicos, em grande escala e de maneira integrada. Ela tornou-se parte integrante da biologia molecular a partir do grande número de seqüências de nucleotídeos e proteínas disponíveis em bancos de dados contendo informações biológicas que não poderiam ser compreendidas sem o auxílio de ferramentas computacionais. Desde então, o desenvolvimento das chamadas ômicas (genômica, transcriptômica, proteômica e, mais recentemente, metabolômica) está diretamente associado ao desenvolvimento da bioinformática.

Inserida neste tema, nos dias 10 e 11 de outubro, a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ) sediará o 28º Encontro Sobre Temas de Genética e Melhoramento. Organizado pelo Departamento de Genética (LGN), o evento terá como tema "Genômica e Bioinformática" e acontecerá no Anfiteatro do LGN, das 08h às 16h30. As inscrições poderão ser feitas no dia 10, a partir das 08h.

Em sua proposta, o evento pretende destacar a existência de dois tipos de pesquisas associadas à boinformática: aquelas dedicadas à construção de sistemas e programas e aquelas que usam essas ferramentas computacionais; em ambos os casos são pesquisas de caráter multidisciplinar que devem agrupar pesquisadores com formação acadêmica variada, abrangendo biólogos, biomédicos, agrônomos, cientistas da computação e matemáticos.

A atividade, que integra a programação da 54ª Semana Luiz de Queiroz. conta com apoio do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas (PPGMP), Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas (SBMP), Sociedade Brasileira de Genética (SBG) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Mais informações pelos telefones (19) 3429-4125 (ramal 11) e (19) 3447-8620 ou pelo e-mail gebandel@esalq.usp.br.



Fonte: Esalq/USP