Notícia

Correio de Sergipe

20º Congresso Internacional de Química Clínica e Medica Laboratorial, 35º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas e 8º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica

Publicado em 13 junho 2008

Agência FAPESP – Dois ganhadores do Prêmio Nobel participarão, entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro, em Fortaleza, do 20º Congresso Internacional de Química Clínica e Medicina Laboratorial (IFCC - Worldlab), do 35º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas (CBAC - SBAC) e do 8º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica (CBCC - SBCC).

Os eventos, que ocorrerão no Centro de Exposições Ceará, têm o objetivo de capacitar e atualizar profissionais ligados à área laboratorial como farmacêuticos-bioquímicos, biomédicos, médicos patologistas e outros correlatos. Serão apresentadas 53 palestras internacionais e nacionais, ministradas por especialistas internacionais e nacionais

O professor Aaron Ciechanover, do Centro de Pesquisas em Biologia Vascular e Tumores, de Haifa (Israel), vencedor do Prêmio Nobel de Química em 2004, com o trabalho O sistema proteolítico da ubiquitina: mecanismos básicos e associações com doenças, falará no dia 29 de setembro, às 9 horas.

O ganhador do Nobel de Química de 1982, cujo trabalho tem foco na área de biologia molecular, sir Aaron Klug, do Laboratório de Biologia Molecular de Cambridge (Inglaterra), apresentará palestra no dia 2 de outubro às 9 horas.

Os temas do 35º CBAC estão divididos por seis subáreas: Hematologia, Imunologia, Bioquímica, Microbiologia, Gestão Estratégica e da Qualidade, Biologia Molecular, Parasitologia e Especialidades Diversas.

Paralelamente aos congressos, cerca de 104 empresas apresentarão em uma área de exposição novidades do setor laboratorial.