Notícia

Fundep - Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa

2010-2020: um período promissor para o Brasil?

Publicado em 23 junho 2008

Embora o Brasil tenha obtido avanços expressivos em muitos campos na primeira década deste século, ainda há muitos obstáculos a superar para que as aspirações da sociedade sejam satisfeitas.

Mudanças estruturais são necessárias para assegurar o avanço do conhecimento, da inovação tecnológica, do crescimento econômico, da distribuição de renda e da preservação da natureza. Quais as ações prioritárias para favorecer essas mudanças? Quais as medidas a serem adotadas para tornar a segunda década do século mais promissora para todos?

Essas questões serão discutidas no colóquio “2010-2020: um período promissor para o Brasil?”, que será realizado de 24 a 26 de junho, no auditório FEA 5 da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Haverá transmissão ao vivo pelo endereço www.iea.usp.br/aovivo.

O encontro também comemorará os 60 anos de dedicação do físico José Goldemberg em defesa da melhoria da qualidade de vida em diferentes aspectos da vida brasileira.

Os temas do colóquio são ciência, tecnologia, energia, universidade e meio ambiente (leia a programação abaixo), que serão abordados do ponto de vista das implicações dessas áreas para o desenvolvimento brasileiro. As mesas de debate terão exposições de pesquisadores da USP e de outras universidades do país e do exterior, dirigentes e representantes governamentais, empresários e representantes de organizações não-governamentais.

Entre os participantes das diversas mesas-redondas estarão Adolpho José Melfi (ex-reitor da USP), Antônio Ermírio de Moraes (presidente do Grupo Votorantim), Carlos Vogt (secretário do Ensino Superior do Estado de São Paulo), Celso Lafer (presidente da FAPESP), Eduardo Krieger (diretor da Unidade de Hipertensão do Instituto do Coração e conselheiro da FAPESP), Marco Antonio Zago (presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e Marco Antonio Raupp (presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).

A FEA-USP fica na avenida prof. Luciano Gualberto 908, Cidade Universitária, São Paulo.

As inscrições para o colóquio devem ser feitas por e-mail para brasil2020@usp.br. O interessado deverá especificar o(s) módulo(s) que deseja acompanhar.

Mais informações: www.iea.usp.br/iea/coloquio20102020.html ou (11) 3091-1685, com Inês Iwashita.

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) também participará das homenagens a Goldemberg. Sob a regência do maestro Carlos Moreno, a Osusp dedicará ao físico o concerto “Berstein 90 Anos”, no dia 23 de junho, às 21h, na Sala São Paulo. Para informações sobre como adquirir ingressos, os interessados devem entrar em contato com a Osusp pelo telefone (11) 3091-3000 ou pelo e-mail sinfonica@usp.br.

Fonte: Agência FAPESP