Notícia

Cultivar

2° Simpósio de Geotecnologias no Pantanal (GeoPantanal)

Publicado em 04 novembro 2009

O 2° Simpósio de Geotecnologias no Pantanal (GeoPantanal) será realizado de 7 a 11 de novembro em Corumbá/MS, com a apresentação de tecnologias espaciais que permitem processar imagens da maior área inundável do Brasil.

O evento é organizado pela Embrapa Informática Agropecuária e Embrapa Pantanal, unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul .

O coordenador geral de Observação da Terra do Inpe, João Vianei Soares, falará sobre "O sistema mundial de observação da Terra" na solenidade de abertura, marcada para dia 8, às 19h30, no Hotel Nacional.

Entre os temas que serão abordados no simpósio estão "análise de paisagem", "aplicações computacionais em geotecnologias", "avaliação de impacto e gestão ambiental", "cartografia e banco de dados geográficos", "geoprocessamento", "modelagem ambiental" e "monitoramento de fauna".

Ivan Bergier, da Embrapa Pantanal, coordenará uma mesa-redonda sobre impactos das ações antrópicas no rio Taquari.

O simpósio terá ainda seis minicursos, realizados nos dias 7 e 8. Um deles é específico para educadores dos ensinos fundamental e médio e alunos dos cursos de licenciatura que queiram utilizar imagens espaciais em aulas.

Mais informações: www.geopantanal2009.cnptia.embrapa.br, geopantanal@dsr.inpe.br ou (12) 3945-6932 e 3945-6450.

Fonte: Agência FAPESP - http://www.agencia.fapesp.br/