Notícia

Tribuna Impressa

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Publicado em 18 junho 2004

Mata mato - A Brasil Ferrovias está operando desde o final do mês passado, uma composição desenvolvida especificamente para o controle do crescimento da vegetação ao longo da via. Trata-se de um projeto tecnológico inédito elaborado por ex-técnicos de ferrovia em parceria com a Brasil Ferrovias e executado com o apoio da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo e a Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP/Botucatu . O novo trem, chamado de TGV- Trem de Gestão da Vegetação - possui um sistema de controle computadorizado que permite o completo monitoramento das operações, com registro instantâneo dos dados operacionais da aplicação e distribuição adequada do herbicida, não agredindo assim o meio ambiente. O sistema também é capaz de levantar e armazenar as informações sobre o tipo, altura e distância da vegetação no trecho, mapeando a região. As informações coletadas servirão de referência para o controle total do crescimento do mato nos próximos anos. Ontem, o TGV realizou aplicação de herbicida no trecho entre Araraquara e São Carlos. Em Araraquara, onde a Brasil Ferrovias mantém um pátio de manobras na região central, a companhia fez acordo com a Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb) pelo qual compromete-se a manter a vegetação ao lado da linha férrea sempre baixa. O acordo visa especialmente evitar acidentes com vagões de combustíveis.