Notícia

Carbono Brasil

1º Simpósio sobre Etanol Celulósico

Publicado em 04 setembro 2008

A FAPESP promoverá, nos dias 9 e 10 de setembro, em sua sede, a primeira edição do Simpósio sobre Etanol Celulósico (I Symposium on Cellulosic Ethanol). O evento ocorre como parte do Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN), na linha de pesquisa de Biomassa para Bioenergia

O objetivo é definir estratégias para obtenção de etanol a partir da celulose da cana-de-açúcar por meios genéticos e bioquímicos. As estratégias que serão discutidas no encontro incluem métodos para tornar alterar a estrutura das paredes das células da cana-de-açúcar (formadas por microfibrilas de celulose, que envolvem as células) e para seleção de enzimas capazes de atacar essas paredes para obtenção de açúcares fermentáveis utilizados na produção de etanol.

A programação científica será aberta por Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, e Marcos Buckeridge, organizador do evento e professor do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP).

A conferência de abertura, intitulada “The role of biomass in the world’s energy matrix”, será proferida pelo físico José Goldemberg, do Centro Nacional de Referência em Biomassa, vinculado ao Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da USP. Na seqüência, Buckeridge falará sobre “Disassembling the plant cell wall to obtain energy”.

Entre as palestras do segundo dia estão “Maize as a genetic model for the improvement of bioenergy grasses”, com Nicholas Carpita, da Universidade Purdue, que falará por meio de videoconferência, e “Making a more fermentable plant via genetic engineering: a progress report”, com Eric Lam, da Universidade Rutgers.

Confira a programação completa em www.fapesp.br/materia/4491

Fonte: Agência Fapesp