Notícia

Planeta Universitário

1º Simpósio Internacional Pietro Maria Bardi - Construtor de um novo paradigma cultural

Publicado em 02 setembro 2011



O 1º Simpósio Internacional Pietro Maria Bardi: “Construtor de um novo paradigma cultural” será realizado de 12 a 14 de setembro, em Campinas (SP). O evento é promovido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e teve apoio da FAPESP na modalidade Auxílio à Pesquisa – Organização de Reunião Científica e/ou Tecnológica.“A invenção de uma personagem – iconografia e fortuna de Pietro Maria Bardi nos primeiros anos trinta” e “Bardi: Ponha Villa para trabalhar” serão, respectivamente, os temas de Paolo Rusconi e Davide Colombo, ambos da Università degli Studi di Milano (Itália).

Elisa Camesasca, curadora do arquivo Filippo de Pisis, falará sobre o tema “Pietro Maria Bardi e Ettore Camesasca: correspondência entre 1974 e 1976”. “Bardi, Pound e o Facismo” será o tema do curador independente Zeno Birolli.

Nelson Aguilar, professor da Unicamp, apresentará a palestra “Bardi ensaísta: Carrà e Soffici; Segall e Portinari”. Rodrigo Paiva, pós-doutorando da Unicamp, abordará o tema “Max Bill no Brasil: um projeto de Pietro Maria Bardi”. A doutoranda Grazielle Santos Silva, da Unicamp, falará sobre “Emilio Villa e sua colaboração no Museu de Arte de São Paulo”.

Os mestrandos da Unicamp Pedro Ivo Carvalho e Luna Villas-Bôas Lobão, respectivamente, falarão sobre os temas “Cinema no museu: nas origens do Masp” e “Museologia do Masp da rua 7 de abril: um estudo da concepção de Pietro Maria Bardi para o Masp em seus primeiros anos”.

Mais informações: http://simposiobardi.com

Agência FAPESP