Notícia

Planeta Universitário

1º Simpósio Internacional em Ecologia

Publicado em 20 setembro 2011

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PGERN) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), juntamente com a Universidade Federal de Brasília (UnB), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) realizarão, nos dias 23 a 26 de outubro, o 1º Simpósio Internacional de Ecologia. O evento reunirá pesquisadores dessas e outras instituições para celebrar os 35 anos da pós-graduação em ecologia no Brasil.Voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores da área, os objetivos do encontro são discutir os avanços da pesquisa ecológica e da formação de profissionais qualificados e consolidar a contribuição da ecologia para a resolução de problemas de conservação da diversidade biológica.

Segundo os organizadores, em 1976, cinco programas de pós-graduação foram criados no Brasil com objetivo de atender a demanda de profissionais qualificados nessa área. Ao longo desses 35 anos, os Programas de Pós-graduação em Ecologia da UFSCar, UnB, Unicamp e Inpa formaram mais de 2 mil pesquisadores em nível de mestrado e doutorado, que hoje atuam nas diversas regiões do Brasil, dando continuidade em suas pesquisas e na formação de recursos humanos.

Hoje, no Brasil, já existem mais de 40 programas de pós-graduação em ecologia, muitos deles oriundos desses quatro programas pioneiros.

A programação do simpósio será composta por palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos.

“Os 35 anos de trajetória da pós-graduação em ecologia no Brasil”, “Ecologia e evolução e a evolução da ecologia” e “A identidade e a interdisciplinaridade da ecologia” são alguns temas que serão discutidos durante o encontro.

O evento será realizado no Teatro Universitário Florestan Fernandes, localizado na área Norte do campus da UFSCar em São Carlos, situado na Rod. Washington Luís, km 235, SP-310.

Mais informações: www2.ufscar.br/documentos/simposio.pdf

Agência FAPESP