Notícia

Fundep - Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa

1º Simpósio de Oncobiologia do Rio de Janeiro

Publicado em 24 julho 2007

Diversos grupos apresentarão resultados de pesquisas em temas como proteoma de tumores sólidos, suscetibilidade ao câncer de mama, tumor de próstata e resistência a múltiplas drogas.

Organizado por Helena Borges, do Programa de Oncobiologia da UFRJ, o simpósio, em seu primeiro dia, receberá Jean Y. J. Wang, diretora associada de pesquisa básica do Centro de Câncer da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, e editora do Journal Molecular and Cellular Biology.

Ainda durante o primeiro dia, haverá conferência de Radovan Borojevic, do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, e a sessão de abertura formada por Marcos Moraes, coordenador do Programa de Oncobiologia, Vivian Rumjanek, coordenadora do Núcleo de Ensino, e Roberto Lent, diretor do Instituto de Ciências Biomédicas.

Ao fim do primeiro dia de atividades, mais de 40 alunos apresentarão seus trabalhos na sessão de pôsteres.

No segundo dia, haverá palestras dos pesquisadores Claudia Galo (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), Raquel Maia (Instituto Nacional do Câncer) e, da UFRJ, Mônica Lomeli, Januário Bispo Cabral, Alberto Nóbrega, Sandra König, Julio Scharfstein, Lina Zingali, Tatiana Sampaio, Eleonora Kurtenbach e Denise Pires Carvalho.

O simpósio será realizado nos auditórios Rodolpho Paulo Rocco (subsolo do bloco K, no primeiro dia) e nobre do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfológicas, no Departamento de Anatomia (primeiro andar do bloco F, no segundo dia), ambos no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ.

O encontro tem apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), da Fundação Ary Frauzino para a Pesquisa e Controle do Câncer, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Mais informações: simposio_oncobiologia@yahoo.com.br

Fonte: Agência FAPESP