Notícia

FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas

1º Fórum Brasileiro de Inovação Orientada por Missões é realizado em São Paulo (1 notícias)

Publicado em 01 de novembro de 2023

Com o objetivo de contribuir para a qualificação e a disseminação da prática de inovação orientada por missões no Brasil, foi realizado o 1º Fórum Brasileiro de Inovação Orientada por Missões. O evento, encerrado ontem (31/10), contou com a participação de gestores de instituições públicas, privadas e do terceiro setor para discutir boas práticas, definir desafios comuns e promover sinergias para a implementação em nível nacional de uma agenda de inovações orientadas por missões. O Fórum ocorreu no Inova USP, em São Paulo.

A mesa sobre a Amazônia contou com a participação da diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales Mendes Silva, que falou da importância de um olhar para a Amazônia que respeite as especificidades da região, suas vocações e as políticas públicas dos estados.

“A Fapeam é a quinta agência no mundo que mais investe em pesquisas sobre a Amazônia, então, poder contribuir para construção de uma agenda nacional de inovação, orientada para missões é importante para o Amazonas, especialmente considerando todos os esforços que já vêm sendo adotados pelo Governo do Estado, bem como as conquistas já alcançadas pela ciência, tecnologia e inovação que têm impacto significativo no ambiente, sustentabilidade e na qualidade de vida das populações amazônicas”, comentou Márcia Perales.

O evento iniciou no dia 30/10 e foi articulado pela World Transforming Technologies (WTT), uma organização sem fins lucrativos que tem como missão desenvolver e disseminar inovações que respondam aos grandes desafios sociais e ambientais atuais e do futuro.

São parceiros do 1º Fórum Brasileiro de Inovação Orientada por Missões: a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Instituto Clima e Sociedade (iCS), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o Centro de Inovação da Universidade de São Paulo (Inova USP) e entre outras instituições.