Notícia

Correio de Sergipe

1º Conferência de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica

Publicado em 01 agosto 2007

Agência FAPESP — A primeira edição da Conferência de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica será realizada de 8 a 10 de agosto, em Sobral, no Ceará.

O evento é promovido pelo Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica no Brasil (Icra Brasil), pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).

Na ocasião serão realizadas duas sessões de comunicações técnicas, dois seminários abertos e duas conferências abertas ao público. Mário Novello, coordenador do Icra Brasil e pesquisador titular do CBPF, fará conferência sobre "A origem do Universo", e Jean Eisenstaedt, professor do Observatoire de Paris, falará sobre "O lugar da comprovação da teoria da relatividade, feita em Sobral, em 1919, na história da ciência".

Em 29 de maio de 1919, em Sobral, uma equipe de astrônomos ingleses documentou na região o desvio da luz de uma estrela pela gravidade do sol. A prova científica, que confirmou a teoria da relatividade de Albert Einstein, foi registrada durante um eclipse total do sol.

Mais informações: http://portal.cbpf.br/index.php?page=Eventos.VerEvento&id=100