Notícia

Prefeitura de Franca

1ª exposição do ano traz nanoarte para Franca

Publicado em 02 janeiro 2012

Entre 5 de janeiro e 11 de fevereiro, na Pinacoteca "Miguel Ângelo Pucci", acontece a Exposição Nanoarte, de ciência, arte e tecnologia. A mostra é uma iniciativa de Elson Longo, professor do Instituto de Química da Unesp.

A nanoarte é a imagem obtida, em preto e branco, com a utilização de um microscópio que aumenta a resolução da imagem de 50 a 60 mil vezes. Depois de catalogadas, são colorizadas em um programa específico de computador. As fotos são obtidas de alguns óxidos produzidos na forma de pó, com dimensões nanométrica. Esses materiais são usados em pesquisas na fabricação de sensores e em dispositivos para a geração de luz branca. Os pesquisadores selecionam as fotos que tenham alguma associação com imagens comuns do cotidiano para serem produzidas. A arte da inserção de cores é feita pelo técnico em microscopia eletrônica, Rorivaldo de Camargo.

Pesquisadores ligados ao Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC) e ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Materiais em Nanotecologia (INCTMN), que atuam nas áreas de microscopia eletrônica e difusão do conhecimento, são os criadores do projeto Nanoarte.

Pesquisadores como o professor Antônio Carlos Hernandes, o professor Élson Longo, os senhores Rorivaldo de Camargo e Ricardo Tranquilin decidiram documentar, em vídeos e fotos, imagens com partículas de dimensões nanométricas de materiais cerâmicos. O resultado é artístico.

O professor Hernandes conta que a ideia do projeto surgiu no CMDMC, que é um dos Centros de Pesquisa Inovação e Difusão (CEPIDS) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), e no INCTMN. O objetivo desses pesquisadores é o de popularizar o "nanomundo" dos materiais, em que a dimensão é de milionésimos de milímetro. Com esse trabalho, os profissionais do Departamento de Física e Ciência dos Materiais do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP acabaram produzindo obras figurativas que se aproximam do abstrato geométrico.

A Pinacoteca de Franca fica na rua Campos Salles, 2210, no centro. O local estará aberto para visitação das 8 às 20 horas, de segunda a sexta-feira, e das 9 às 13 horas, no sábado. Mais informações pelo telefone 3723-6377.