Notícia

Planeta Universitário

1ª Escola Avançada em Nanobiotecnologia com Perspectivas na Medicina

Publicado em 12 janeiro 2011

Profissionais da saúde, médicos, alunos de pós-graduação da área tecnológica, ciências básicas ou da saúde são o público alvo da 1ª Escola Avançada em Nanobiotecnologia com Perspectivas na Medicina organizada pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, em parceria com o Grupo de Nanobiotecnologia (InCe) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fluidos Complexos (inctFCx). Dividido em três módulos, sendo cada um destinado a 12 participantes, o primeiro terá como tema 'modelos animais de tumores cerebrais, AVCI e epilepsia e possíveis aplicações de nanopartículas para estudos terapêuticos'. Este mini-curso, que vai de 21 a 24 de fevereiro, irá abordar os princí­pios gerais da nanobiotecnologia e da aplicação de modelos experimentais como ferramenta para o estudo de doenças do sistema nervoso central.Já o segundo, que acontece de 21 a 23 de fevereiro, foca na introdução dos aspectos teóricos e práticos sobre o estudo de marcação das células-troncos mesenquimais, tumorais e fagocí­ticas marcadas com nanopartículas magnéticas utilizando diferentes protocolos e metodologias para análises.

O terceiro e último mini-curso trata da aplicação de metodologias de avaliação in vitro da citoxicidade de sistemas nanoestruturados. Ele será realizado entre os dias 24 e 26 de fevereiro.

A organização irá fornecer auxí­lio financeiro para até três participantes de cada mini-curso, para o pagamento de hospedagem e transporte apenas. As inscrições podem ser feitas pelo site até o dia 14/02. Mais informações: http://goo.gl/pB8mm

Agência FAPESP