Notícia

SIS Saúde

18º Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia

Publicado em 29 março 2012

O 18º Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia será realizado entre os dias 22 e 25 de maio, no Rio de Janeiro.

Com o tema central "Envelhecimento: Oportunidades, desafios e conquistas", o principal encontro de especialistas em saúde na terceira idade deverá reunir mais de 3 mil pessoas, de acordo com os organizadores.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, o evento abordará o combate à denominada "medicina antienvelhecimento", terapia que promete aos pacientes reverter ou minimizar os sintomas da idade avançada, mas cuja eficácia até hoje não teve comprovação científica.

Um dos destaques da programação será a palestra crítica sobre o tema da "medicina antienvelhecimento", apresentada por Thomas Perls, da Escola de Medicina da Universidade de Boston (Estados Unidos).

Também serão abordados durante o evento os avanços registrados na Avaliação Geriátrica Global (AGG), que analisa o idoso quanto a doenças, perfis físico, cognitivo, emocional, social, econômico, funcional e ambiental.

Da parte de cuidados paliativos na terceira idade, o congresso trará assuntos como educação profissional, pesquisas, controle de sintomas e dor, bioética e reflexões sobre vida e morte. Outro tema atual que será tratado é a memória, com pesquisas, diagnósticos e tratamentos.

O encontro terá a participação de convidados internacionais do Canadá, Estados Unidos, Colômbia, Argentina, Panamá, Chile e Peru.

Mais informações: www.cbgg2012.com.br

Autor: Redação

Fonte: Agência FAPESP