Notícia

Gestão Ciência e Tecnologia

16 - Embraer inaugura centro de engenharia em parceria com a USP

Publicado em 13 abril 2012

Gestão Ciência e Tecnologia

De olho no conforto dos passageiros que utilizam as aeronaves da Embraer, a empresa instalou nas dependências da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP) um Centro de Engenharia de Conforto (CEC). O centro de pesquisa visa aperfeiçoar o conforto no interior de aeronaves, harmonizando padrões de estética e de funcionalidade.
 
A Embraer fará testes com participantes treinados e habituados a viagens aéreas sobre os fatores que influenciam a sensação de conforto. Entre eles, vibração, temperatura, pressão, ergonomia e iluminação. "Os pesquisadores que participam do projeto vinham trabalhando nos últimos três anos em projetos específicos. Com a inauguração do centro será possível verificar, por exemplo, como esses dois aspectos se relacionam", afirmou o professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli e coordenador do projeto, Jurandir Itizo Yanagihara.
 
O CEC reproduz um aeroporto, com sala de espera para o embarque, paineis de chegada e partida de voos e rampa de acesso a um simulador de voo desenvolvido a partir de um modelo em tamanho real e reformado de partes de cabines de jatos comerciais modelos 170 e 190, fabricados pela Embraer. "Esse tipo de câmara é única no mundo. Só existe outra similar no Instituto Fraunhofer, na Alemanha, mas que é voltada para aviões de grande porte", disse Yanagihara.
 
Outros aspectos que estão sendo estudados no projeto são os efeitos da iluminação interna da cabine sobre a sensação de conforto e calor dos passageiros. Por meio de um novo sistema de iluminação de LED aeronáutico, que ainda não está presente nos aviões da Embraer, os pesquisadores avaliam qual a cor e a intensidade mais adequadas para diferentes fases do voo.
 
Para viabilizar o Centro de Engenharia de Conforto foi necessário desenvolver sistemas inéditos, como o de controle de variação de temperatura e umidade no interior da cabine e o sistema responsável por reproduzir os efeitos acústicos e de vibração dentro da cabine, construído por pesquisadores participantes do projeto.
 
O projeto está recrutando voluntários para participar dos testes de conforto em aeronaves. 

 
(Com informações da Fapesp)