Notícia

JC e-mail

15. Chamada do Ciências sem Fronteiras tem parceria com laboratório britânico

Publicado em 19 janeiro 2012

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lança no âmbito do programa Ciências sem Fronteiras (CsF) chamadas com a oferta de bolsas de doutorado sanduíche - e pós-doutorado no laboratório britânico GlaxoSmithKline (GSK).

As chamadas são resultado do acordo firmado entre o CNPq, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e o GSK, por meio de seu projeto Trust in Science (Confiança na Ciência), com objetivo de contribuir para que pesquisadores apoiados por ambas instituições possam desenvolver pesquisas que resultem em novas drogas e vacinas para o controle de doenças consideradas prioritárias pelo governo brasileiro.

O laboratório GSK é considerado um dos líderes mundiais em saúde e pesquisa farmacêutica. Com laboratórios espalhados pelo mundo todo, a empresa reconhece que a ciência ocorre tanto dentro como fora de seus laboratórios e por isso busca parcerias com pesquisadores e grupos de pesquisa por meio do projeto Trust in Science. A iniciativa promove a colaboração entre a empresa e pesquisadores e grupos de pesquisa da América Latina como componente "catalisador" de suas atividades de P&D e de exploração de novas ideias para o desenvolvimento de medicamentos, particularmente relacionados a doenças que têm um impacto substancial sobre a saúde da população latino-americana.

Parceria - O acordo entre o CNPq e o GSK foi firmado no âmbito do Programa Ciências sem Fronteiras (CsF), que visa a promover formação de recursos humanos altamente qualificados nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras, com vistas a promover a internacionalização da ciência e tecnologia nacional, estimulando estudos e pesquisas de brasileiros no exterior. A parceria prevê a participação conjunta em pesquisas futuras, além de bolsas de estudo destinadas à formação de pesquisadores no exterior. Os projetos desenvolvidos em cooperação incluem a possibilidade de intercâmbio de pesquisadores das instituições de pesquisa brasileiras e da GSK. O objetivo do laboratório é estabelecer uma cooperação duradoura na área de saúde com instituições locais, tendo como foco grupos de doenças infecciosas, metabólicas e respiratórias.

No âmbito dessa parceria e do CsF, o CNPq lança a Chamada 01/2012, objetivando selecionar candidatos que queiram desenvolver parte de suas teses de doutorado e pesquisas de pós-doutorado em um laboratório da GSK no Reino Unido, Estados Unidos ou Espanha.

Para se inscrever, o candidato deve realizar sua pesquisa nas seguintes áreas: Doenças Metabólicas, Doenças Tropicais e Negligenciadas, Doenças Infecciosas, Doenças Respiratórias, Imunologia e Processos Inflamatórios, Biofarmácia. Serão concedidas até cinco bolsas de doutorado sanduíche no exterior (SWE), por até 12 meses cada, e até 5 bolsas de pós-doutorado no Exterior (PDE), por até 24 meses cada. Os benefícios das bolsas incluem mensalidades, auxílio-instalação, passagem aérea de ida e volta, seguro-saúde.

Os interessados devem preencher o formulário de submissão de propostas na Plataforma Carlos Chagas. As candidaturas serão avaliadas pelo CNPq e pareceristas Ad Hoc. Os selecionados serão entrevistados por uma equipe do GSK, que indicará, em caso de aprovação, em qual dos laboratórios - Estados Unidos, Reino Unido ou Espanha - serão realizadas as pesquisas.

Mais informações estão na Chamada 01/2012 disponível no portal do Programa Ciência sem Fronteiras http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf.

(Ascom do CNPq).