Notícia

Jornal Brasil

12º International Masterclasses

Publicado em 10 março 2016

O Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) sediará, nos dias 17 e 18 de março, uma das edições brasileiras do 12º International Masterclasses. Promovida em colaboração com a Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN), na Suíça, a iniciativa tem como objetivo aproximar alunos do ensino médio e dos cursos de licenciatura em Física do cotidiano dos cientistas que atuam nesse importante laboratório internacional.

Durante o evento, com duração de dois dias, os alunos terão a oportunidade de aprender alguns conceitos fundamentais da Física Nuclear e de Partículas Elementares, disciplinas que estudam a constituição mais elementar da matéria.

Eles poderão também visitar as dependências do Laboratório Aberto de Física Nuclear do IFUSP e analisar dados reais do experimento Alice (A Large Ion Collider Experiment) do acelerador LHC – o Grande Colisor de Hárdrons –, utilizando um software fornecido pelo próprio CERN. Leia mais sobre o Alice em http://agencia.fapesp.br/21736/.

Os alunos participarão ainda de uma videoconferência global, na qual estudantes de diferentes países apresentarão os resultados da análise realizada.

O Programa Masterclasses Hands on Particles Physics é organizado pela Dresden University of Technology (TU-Dresden), na Alemanha, e pelo University of Notre Dame QuarkNet Center, no âmbito do Grupo Internacional de Física de Partículas Outreach (IPPOG). Tem o apoio técnico do CERN e do Fermilab e apoio financeiro do CERN, do European Physical Society Conference on High Energy Physics (EPS-HEP), da Divisão de Física da Sociedade Europeia de Física, da TU- Dresden, da National Science Foundation (NSF) e do Departamento de Energia do Estados Unidos.

O programa mobiliza, anualmente, mais de 10 mil estudantes do ensino médio em 47 países em visita a cerca de 200 universidades e centros de pesquisa.

Para mais informações acesse a página do Grupo de Íons Pesados Relativísticos (GRIPER) do IFUSP no endereço http://sampa.if.usp.br/.

Fonte Agência FAPESP