Notícia

Planeta Universitário

100 anos da Teoria da Relatividade Geral

Publicado em 15 abril 2015

O próximo colóquio do Instituto de Física da Universidade de São Paulo terá como convidado Mário Novello, professor emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), que falará sobre os “ 100 anos da Teoria da Relatividade Geral”. O evento ocorrerá no dia 23 de abril de 2015, a partir das 16h, no auditório Abrahão de Moraes, do IF/USP. A entrada é franca e o colóquio terá transmissão ao vivo pela IPTV USP ( www.iptv.usp.br). Novello apresentará um panorama geral do sucesso e das dificuldades da teoria da relatividade geral em seu centenário e abordará algumas tentativas recentes de sua superação.

 

“Em particular, veremos que a ideia original de Nordstron, Einstein e outros – que no começo do século passado tentaram construir uma teoria da gravitação tendo como base um campo escalar – é possível de ser implementada de modo semelhante como a relatividade geral se desenvolveu, isto é, por meio de sua geometrização”, disse.

 

Novello criou, em 1976, o Grupo de Cosmologia e Gravitação do CBPF, inaugurando o estudo sistemático da Cosmologia no Brasil. Trabalhou como pesquisador no CBPF por quatro décadas, tendo recebido um prêmio em 2006 como o cientista que mais orientou trabalhos de mestrado e doutorado na história do centro.

 

O físico recebeu em 2004 o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lyon (França) por seus estudos sobre modelos cosmológicos sem singularidade.

 

Mais informações sobre o colóquio: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Agência FAPESP