Notícia

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

10 anos de criação da Cocen são comemorados com seminário nesta terça

Publicado em 13 outubro 2008

Por Maria Alice da Cruz

Para comemorar seus dez anos de criação, a Coordenadoria de Centros e Núcleos (Cocen) da Unicamp organiza, nesta terça-feira (14), às 9 horas, na sala do Conselho Universitário, o seminário “Cocen 10 anos – O Lugar da Interdisciplinaridade na Universidade: a experiência e o futuro”. De acordo com o coordenador Jorge Tapia, mais que comemorar as experiências bem-sucedidas, o evento permite fazer uma reflexão sobre as perspectivas. “De um lado, comemoramos os bons resultados e, de outro, nos dedicamos a pensar o futuro”, acrescenta. Às 11h30, será realizada uma mesa-redonda com o coordenador atual e os ex-coordenadores da Cocen Eduardo Guimarães (2002 a 2005) e Ítala D'Ottaviano (1998 a 2002).

A concentração de centros e núcleos num órgão específico fortalece a interdisciplinaridade entre várias áreas de ensino, pesquisa e extensão, segundo Tapia. A Cocen nasceu de um esforço de demarcar um espaço institucional que agregasse um conjunto de unidades com um leque amplo de práticas científicas. Hoje, reflete o coordenador, é preciso pensar para a frente e estimular a cooperação com novos parceiros. “Isso explica a criação de um site dinâmico (lançado em setembro deste ano), no qual é possível não só valorizar o que é realizado, mas também estimular atividades com outras unidades e instituições de fora.

O seminário tem como conferencistas Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Carlos Vogt, secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo.

Programação Cocen 10 Anos

9 horas – Cerimônia de abertura

José Tadeu Jorge, reitor da Unicamp

Fernando Ferreira Costa, coordenador-geral da Universidade

Teresa Dib Zambon Atvars, Pró-Reitora de Pós-Graduação

 Daniel Pereira, pró-reitor de Pesquisa

“O lugar da interdisciplinaridade na universidade: a experiência e o futuro”

9h30 - Conferência - Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp

10h15 - Conferência - Carlos Vogt, secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo

11h30 - Mesa-redonda com os coordenadores da Cocen Ítala M. Loffredo D'Ottaviano, coordenadora da Cocen na gestão 1998-2002

Eduardo Guimarães, coordenador da Cocen na gestão 2002-2005

Jorge R. B. Tapia, coordenador da Cocen